A colocação de uma prótese cervical é um procedimento feito em uma cirurgia chamada Artroplastia. Ela se torna necessária na medida em que o paciente sente fortes dores causadas por problemas de hérnia de disco na coluna cervical. Dependendo do nível do problema, acaba sendo necessário realizar esse procedimento cirúrgico. Assim, veja mais detalhes sobre esse tema.
O que é a Prótese Cervical?
De forma geral, a prótese cervical se torna necessária em casos graves de hérnia de disco. Isso acontece quando o paciente sente sintomas intensos que acabam prejudicando sua rotina, como por exemplo:
- Fortes dores na região do pescoço;
- Formigamento nas extremidades dos membros superiores;
- Perda de força em membros superiores e inferiores.
Tudo isso está relacionado com problemas de hérnia de disco. E no caso de tratamentos mais conservadores não serem o suficiente para corrigir o problema, a cirurgia de colocação da prótese cervical se torna uma das alternativas.
Como funciona a Artoplastia
Depois de realizar uma avaliação médica e ser constatada a necessidade de colocar uma prótese, o paciente passa pela Artoplastia. Esse é um procedimento moderno e rápido, feito da seguinte forma:
- Primeiro o doutor faz uma pequena incisão no pescoço;
- Em seguida, ele retira os discos comprometidos por hérnias;
- O próximo passo é a colocação das próteses de disco artificiais;
- Por fim, o procedimento é finalizado e o paciente começa sua recuperação.
Este é um método que requer grande conhecimento e habilidade por parte do médico. Isso porque os nervos da coluna cervical e medula espinhal afetados pela hérnia de disco devem ser corretamente descomprimidos. Só assim o paciente poderá ter uma recuperação completa.
Benefícios da Prótese Cervical
Na medida em que esse tipo de prótese é colocado, ele é capaz de trazer várias vantagens ao paciente. Como este procedimento é uma alternativa em relação a outros métodos, ele traz benefícios como por exemplo:
- Eliminação das dores provocadas pela hérnia de disco;
- Preservação da mobilidade do pescoço (o que não acontece com a artrodese onde se perde um pouco do movimento)
- Menor necessidade de medicamentos para dor depois da realização da cirurgia;
- Mais qualidade de vida durante a rotina e atividades do paciente.
Junto com tudo isso, as próteses também tem o diferencial de distribuir da melhor forma o peso corporal nos outros discos. Isto evita sobrecarga e o desgaste dos outros discos, diminuindo significativamente a chance de haver outros episódios de hérnia de disco.
Dicas e conselhos importantes
Para quem sofre com hérnia de disco, a consulta com um profissional especializado faz toda a diferença. Ele poderá avaliar em que estágio se encontra essa situação, além de propor a melhor alternativa de tratamento para você.
É importante lembrar que a colocação de prótese cervical deve ser pensada no caso de outros processos e alternativas tradicionais falharem. Por outro lado, como se trata de uma opção em resposta a Artrodese, que apenas funde as vértebras que sofrem com hérnia, esse procedimento ainda é o mais indicado para quem precisa.
Sendo assim, na medida em que as atividades habituais dos pacientes acabam sendo prejudicadas, a Artroplastia acaba sendo uma das soluções. Por isto, na medida em que você sente dor cervical e um quadro acentuado de desconforto pela hérnia de disco, considere essa possibilidade!
Gostaria de saber sobre valores da prótese
Responder