Nos ultimos anos a evidencia cientifica demonstrou que os conceitos, tecnicas, diagnosticos e tratamentos,que eram considerados dogmas ha 20 anos atras, sao equivocadas.
Quando se pensava que a causa da dor na coluna vertebral era culpa de deformaçoes ou alteraçoes na sua estrutura,hernias etc. Hoje se sabe que isso é um erro e que mais de 90% das lombalgias sao inespecificas.
O desequilibrio na musculatura e os fatores psicosociais,apontam como os principais fatores que originam em dor,nos casos em que nao existe relaçao entre as provas diagnosticas e os sintomas.
Cada vez mais se atribui a importancia do exercico fisico especifico como fator de prevençao e tratamento da dor na coluna,sendo por isso que nós,profissionais do exercico devemos saber e conhecer os mecanismos de estabilizaçao passiva e ativa da mesma e como atuar para que esteja protegida e funcione de forma eficiente.
Dado o nosso campo de atuaçao é de vital importancia,na hora de prescrever e aplicar exercicos especificos na coluna,compreender o funcionamento do sistema neuro-muscular e outras estruturas relacionadas,baseando-se nos exaustivos estudos da anatomia e a mecanica do exercicio.

Deixar um comentário