A Cirurgia Endoscópica da Coluna é um método de grande importância para tratar doenças da Coluna Vertebral de forma minimamente invasiva. Seu objetivo principal é substituir hastes e pinos por tecnologia de ponta ao fazer o procedimento com aparelho endoscópico e um pequeno corte.
Assim sendo, trata-se de um método utilizado para tratar problemas como hérnia de disco, estenose de canal entre outros, que se diferencia em vários aspectos dos procedimentos cirúrgicos tradicionais. Por isso ,veja mais detalhes sobre a cirurgia Endoscópica da Coluna:
O que é Endoscopia?
De forma geral, os procedimentos cirúrgicos de coluna evoluíram muito com o passar do tempo. Nesse sentido, a endoscopia foi uma verdadeira revolução dentro dessa especialidade médica, sobretudo porque:
- É uma tecnologia que trabalha com alta definição de imagem para fazer cirurgias;
- O cirurgião também tem melhores condições de luminosidade e precisão com a endoscopia;
- O procedimento realiza operações minimamente invasivas com aparelhos altamente modernos;
- É feito um pequeno corte para remover somente o fragmento. Além disso, trata apenas o ponto onde está a doença, preservando os tecidos do corpo.
- Na coluna, a endoscopia é usada para hérnia de disco e descompressões de canal vertebral
- mínimo sangramento, cirurgia muitas vezes ambulatorial, risco de infecção baixo e retorno precoce as atividades.
A partir dessas informações é possível perceber a importância que a cirurgia endoscópica da coluna tem para a cura do paciente. Entenda como funciona esse procedimento a seguir.
Como funciona a Cirurgia Endoscópica da Coluna?
Depois de entender o que é a endoscopia, é importante que você saiba como é feita a cirurgia endoscópica da coluna. De forma geral, o procedimento é realizado seguindo alguns passos:
- O primeiro passo é a aplicação de anestesia local + sedação no paciente pelo profissional responsável;
- Uma pequena incisão é realizada na parte da coluna em que haverá a operação;
- Em seguida o médico realiza o procedimento cirúrgico da coluna, com o auxílio do aparelho endoscópico e pinças especiais.;
- Posteriormente, sem precisar expandir o corte e adentrar camadas musculares e ósseas com instrumentos cortantes, o procedimento é realizado rapidamente.
A principal diferença da cirurgia endoscópica da coluna com relação aos procedimentos tradicionais está no uso da tecnologia e por ser MENOS invasiva. Sendo assim, graças ao aparelho de endoscopia, tudo é feito mais rapidamente e com menor comprometimento da região.
Benefícios da Cirurgia Endoscópica da Coluna
Em vista de como o procedimento é realizado, ele traz vários benefícios em relação aos métodos tradicionais para operar a coluna. Entre eles, se destacam:
- Mais rápida a recuperação do paciente;
- Menos desconforto e dor no pós-operatório;
- Diminuição dos riscos de problemas e complicações;
- Menos perda de sangue;
- Menos tempo no hospital, sendo que na maioria dos casos o paciente vai embora no mesmo dia.
- Pequeno corte na coluna, em torno de 1cm.
Esses aspectos mostram o quanto é importante a realização desse procedimento, uma vez que é menos invasivo e traz resultados consistente. Mas acima de tudo, para realizar esse tipo de operação você precisa saber se de fato é possível resolver a sua doença com essa técnica.
Pacientes indicados para operar com Endoscopia de Coluna
A hérnia de disco é um problema causado quando o disco que está dentro da coluna fica externalizado. No entanto, Isso acaba causando muita dor no paciente, que apresenta os seguintes sintomas:
- Dificuldade de locomoção;
- Falhas na região das pernas; formigamento, dor ou perda de força
- Dores constantes que comprometem a rotina;
- Em casos mais graves, perda de fezes e urina.
E como faço para realizar a Cirurgia Endoscópica da Coluna?
Diante dessas circunstâncias, é preciso procurar ajuda de um médico especialista com formação em Cirurgia Endoscópica da Coluna. Entre em contato conosco para se informar melhor sobre esse tipo de procedimento menos invasivo, que apresenta excelentes resultados para os pacientes. Por isso, se você precisar operar uma hérnia de disco, ou tiver alguma doença da Coluna Vertebral, essa é uma excelente alternativa.
Saiba mais sobre essa técnica minimamente invasiva para tratar doenças da Coluna Vertebral em meu blog.
Deixar um comentário