Seja para aliviar sintomas de dor ou mesmo amenizar piora de quadro, o alongamento da coluna é muito importante para a saúde. Inclusive, considerando que o corpo também manifesta marcas emocionais, é imprescindível que receba estímulos positivos. Excesso de tensão, por exemplo, provoca inibição nas funções musculares e articulares o que torna o corpo aprisionado e rígido. Assim, o estímulo ao movimento favorece as expressões aprisionadas em uma cadeia de tensão que precisa ser evitada.
A musculatura do tronco como as costas e também o pescoço são pontos gatilhos de tensão. Por isso, é comum que a força mal colocada gere dor. Da mesma forma, uma postura errada também ajuda a provocar tensão, o que sugere que o alongamento da coluna se faz necessário. É ele quem auxilia o corpo a ficar maleável, aberto e livre tudo o que seus músculos, ossos e ligamentos precisam. A falta de alongamento, inclusive, se apresenta por meio da dor.
Coluna: a importância do alongamento
A região das costas possui vários músculos que beneficiam ou alteram a postura. Ademais, estes mesmos músculos também são responsáveis por movimentos dos ombros, braços e pescoço. Isso faz com que eles necessitem de constante alongamento para que tudo flua bem. Afinal, o melhor tratamento é a prevenção. Por isso, algumas medidas podem ser adotadas. E, neste sentido, seguem sugestões para serem aplicadas na rotina de quem sofre ou busca evitar desgastes. Confira alguns exercícios que podem ser realizados em casa, no trabalho e até mesmo no carro!
Alongamentos para a coluna dorsal
- Abra as pernas e tente alcançar o pé direito com a mão direita. Permaneça nessa posição por 40 segundos e repita a ação do lado esquerdo.
- Fique parado de pé com o corpo todo alinhado e abaixe o corpo para alcançar as mãos no chão, de forma que o quadril fique para o alto, também por 40 segundos.
- Posicionar-se com os joelhos e as mãos no chão, elevando as costas para cima o máximo que conseguir, como um gato se espreguiçando. Permaneça nessa posição por 40 segundos.
Alongamentos para a coluna lombar
- De joelhos no chão, incline o tronco para frente, esticando os braços o máximo que conseguir, por 40 segundos.
- Deitado de barriga para cima, puxe uma das pernas para perto do tronco o máximo possível. Permaneça nesta posição por 40 segundos e repita com a ação com a outra perna.
- Fique parado de pé com o corpo todo alinhado e tente baixar apenas o tronco. Após, mobilize apenas o quadril para baixo, enquanto segura as mãos cruzadas atrás das pernas. 40 segundos é o tempo ideal para permanecer parado enquanto faz esta atividade.
- Sente com as pernas dobradas, em posição de borboleta, e com as costas eretas. Depois, tente aproximar as palmas das mãos pelas suas costas por 40 segundos.
- Sente no chão, apoie uma mão próximo do bumbum e incline o tronco para trás. Dobre uma das pernas e utilize-a como apoio para o braço. Isso vai auxiliar a manter essa posição. Faça isso por 40 segundos e depois repita para o outro lado.
- Com as pernas afastadas, abra os braços horizontalmente, e incline o corpo para frente. Apoie uma mão no chão, no centro, e vire o corpo para o lado, mantendo a outra mão esticada ao alto. Mantenha a ação por 40 segundos e faça novamente, mas para o outro lado.
Alongamentos para a coluna cervical
- Coloque a mão direita sobre a cabeça, enquanto está sentado, e abaixe a cabeça lateralmente nesta direção. Faça isso enquanto estica a perna esquerda para o outro lado. Fique nesta posição por 40 segundos e repita-a do outro lado.
- Sentado, vire a cabeça o máximo que conseguir para a direita. Fique na pose por 40 segundos e a repita pelo outro lado.
- Mantenha os ombros alinhados e o olhar para cima, inclinando a cabeça para trás. Pode colocar uma mão na nuca para uma maior conforto, se achar que contribui. Faça isso por 40 segundos.
- Com as duas mãos sobrepostas sobre a região posterior da cabeça, incline a cabeça para frente, sentindo esticar as costas. Mantenha nesta posição por 40 segundos para gerar efeito.
Ademais, é importante que durante estes movimentos lembre-se de inspirar e expirar. Afinal, a respiração colabora para um melhor alongamento. Aliás, fique atento e não bloqueie a respiração. Isso fará com que o ar possa entrar e sair de forma livre.
Estes exercícios, inclusive, podem ser feitos diariamente e repetidos por duas a três vezes cada. Todavia, o indicado é que no início sejam feitos de acordo com as suas limitações de cada pessoa, respeitando o corpo.
Se você sentir dor na coluna ou precisa de ajuda para saber qual o tratamento mais indicado para a sua saúde, estou à disposição para ajudar!
Deixar um comentário
Deixar um comentário