PRÓTESE DE DISCO CERVICAL.
Quando um ou dois discos na coluna cervical sofrem lesão de maneira importante, e os pacientes estão apresentando dores no pescoço e principalmente irradiações ao longos dos braços devido a compressão neurológica por hérnia de disco, pode haver indicação de um procedimento cirúrgico com colocação de prótese de disco, realizada através da retirada dos discos envolvidos e colocação de um novo, artificial, sem perda do movimento no segmento envolvido.
O procedimento é muito parecido com a cirurgia de artrodese cervical anterior ( discectomia e fusão). A diferença principal é que a prótese preserva o movimento do segmento envolvido, diferente da artrodese que promove fusão e perda do movimento. Há portanto alguns critérios que devem ser seguidos para que o paciente seja candidato a uma prótese de disco cervical, entre eles a preservação da altura discal e a ausência ou pouca artrose facetária.
A cirurgia de artroplastia discal ou prótese de disco também é realizada através de “abertura” anterior no pescoço, da mesma maneira que na cirurgia de artrodese. A grande vantagem é que não promove sobrecarga nos níveis adjacentes, portanto diminuindo o risco de ocorrer hérnia em outros níveis que não o operado. Além disso não há necessidade de retirada de enxerto ósseo, realizada através de pequeno osso na crista ilíaca. E também não há necessidade de uso de colar cervical no pós-operatório (ou pelo menos por períodos menores), o paciente já está liberado para mover livremente o pescoço logo após o procedimento, embora não estejam liberado esforço físico por 6-8 semanas.
Esta técnica tem a vantagem de realizar a descompressão das estruturas nervosas, restaurando a altura e mantendo o movimento normal do seguimento vertebral à ser tratado.
Caso ainda tenha alguma dúvida, você pode marcar uma consulta com o Dr.Jorge. Temos diversos convênios e horários disponíveis. Ligue para 51- 3330-2020 (Porto Alegre), 51-3710-1148 (Lajeado e região) ou marque pelo WhatsApp 51- 9714-7417