inicio

VAMOS CUIDAR DA NOSSA COLUNA?

 

  • Realizar Exercícios Físicos:

– Manter uma atividade física periódica, o ideal seriam de 3x por semana por 30 min, acompanhados de um profissional especializado (Fisioterapeuta ou Educador Físico), principalmente se você for sedentário ou iniciante.

exercicio-coluna

  • Carregar e/ou erguer objetos pesados:

– Para proteger sua coluna, procure sempre flexionar (dobrar) os joelhos, transferindo as forças para as coxas e pernas, mantendo o objeto próximo ao corpo. Se o peso for extremo o ideal seria erguê-lo com auxílio de uma segunda pessoa.

dobrar-joelho

 

 

  • Posturas em frente ao computador:

-Observar distância do monitor, que não deve estar muito distante da linha de visão, nem muito alto ou muito baixo (preferencialmente na linha dos olhos). Os braços devem estar apoiados na cadeira ou mesa, evitando assim sobrecarga da musculatura de coluna cervical. Em tempos virtuais, com a utilização do telefone celular como computador portátil, as pessoas estão cada vez mais apresentando dores cervicais devido ao seu uso prolongado . Catálogada como patologia, a “TEXT NECK” (pescoço de digitação), está levando os seus usuários a dores cervicais intensas, portanto, EVITAR o uso contínuo e ininterrupto dos celulares. Parar alguns minutos, alongar a coluna cervical, evitando assim complicações futuras.

computador

 

 

 

  • Controlando seu peso corporal:

-Estar acima do peso ideal sobrecarrega principalmente a sua coluna lombar. Quanto menor o peso menos sobrecarga sobre os discos, manter-se mais leve evita várias patologias, sua coluna agradece.

obesidade-coluna-vertebral-problemas

 

 

  • Fumantes:

– Fumantes apresentam mais predisposição às dores lombares e suas patologias, isso devido a nicotina que provoca uma diminuição do fluxo sanguíneo aos discos (que são responsáveis pelo amortecimento das cargas na vértebra).

cigarro-220x162

 

  • Posição Sentada:

 

– Dar preferência as cadeiras com apoio para as costas (encosto deve apoiar até a base das escápulas), manter os joelhos flexionados ou semi-flexionados e pés apoiados no chão (se possível com apoiadores ).

sentado

 

  • Como dormir?

– Dê preferência à posição de lado (com travesseiro de altura compatível à largura entre suas orelhas e ombro).

-Evite dormir de barriga para baixo, pois esta posição é a mais prejudicial para sua coluna (aumenta a pressão nos discos).

-A posição de barriga para cima não seria totalmente contra-indicada, mas tome cuidado para não ficar por períodos prolongados, principalmente com as pernas esticadas, o que também sobrecarrega seus discos e aumenta a curvatura da coluna lombar.

dormir

 

  • Última dica:

-No seu trabalho evite o posicionamento prolongado. Não fique muito tempo de pé ou mesmo sentado. Movimente-se, alongue-se…..De hora em hora , ou a cada 2 horas dê uma caminhada ou alongue-se. Sentirá menos dores ao fim do dia.

trabalho