A maioria dos médicos cirurgiões da Coluna Vertebral concordam que as crianças com curvas graves (acima de 50 graus) necessitarão cirurgia para corrigir a curva (Escoliose) e evitar que a sua progressão cause riscos à saúde como problemas na função pulmonar.

A cirurgia para Escoliose é a ARTRODESE da coluna. Isso significa a fusão cirúrgica para corrigir as curvas  da coluna no eixo coronal, isto e visto de frente.

Com o avanço da tecnologia e instrumentos, os cirurgiões de escoliose estão aptos a corrigir significativamente as curvas. Neste vídeo, é possível verificar um caso grave de Escoliose neuromuscular, num menino de 15 anos, que possuía com ângulo Cobb de 89 graus (deformidade) em sua coluna.

Quais os objetivos da Cirurgia para Escoliose?

A Artrodese da coluna corrige e evita que a curva continue progredindo. Atualmente, os médicos conseguem correções significativas, melhorando muito a estética e a qualidade de vida do paciente.

Quanto a cirurgia conseguirá corrigir a escoliose?

O grau de correção de uma cirurgia dependerá da flexibilidade da sua escoliose antes da cirurgia. Em geral, quanto mais flexível for a curva, maior será a correção obtida na cirurgia. O médico especialista pode calcular a flexibilidade antes da cirurgia com exames de imagem. A maioria dos pacientes conseguem obter curvas com menos de 25 graus após a cirurgia. Em muitos casos, estas pequenas curvas não são mais perceptíveis.

Como é feita a Artrodese de Coluna?

Numa artrodese da coluna, as vértebras da escoliose são fundidas em conjunto de modo que elas se tornam um bloco ósseo único e sólido. Isto levará à parada completa do crescimento na região operada da coluna e evita que a curva continue piorando.

Todas as artrodeses usam algum tipo de material ósseo, chamado enxerto ósseo, para ajudar a promover a artrodese. Geralmente, a correção da deformidade é realizada com osteotomias em ponte e colocação de parafusos e hastes de metal, para prender a coluna.

O quanto da coluna deverá ser incluído na artrodese dependerá do tipo de curva que você possui.

Como é recuperação pós cirúrgica?

A maioria dos pacientes melhora rapidamente pelo terceiro ou quarto dia, conseguindo caminhar e levantar-se da cama, e permitindo ganhar alta hospitalar. A melhora continua ocorrendo gradativamente e a maioria dos adolescentes já conseguem voltar para as aulas após duas a três semanas depois da cirurgia.

Após a artrodese da coluna a maioria das pessoas permanece com mobilidade suficiente na coluna para executar todas as atividades da vida diária e a maioria dos esportes. 

O acompanhamento médico na reabilitação pós operatória é muito importante para o sucesso da cirurgia a longo prazo.

Saiba mais em https://www.jorgecoluna.com.br/escoliose/ e https://www.instagram.com/p/CB0_1hAhVBs/


Deixar um comentário