A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.
Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, a extrusão de massa discal que se projeta para o canal medular através de uma ruptura da parede do anel fibroso. O problema é mais freqüente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
A hérnia de disco é geralmente precedida por um ou mais ataques de dor na coluna.
A ruptura ocorre na parte posterior do anel, indo em direção a áreas nas quais as terminações nervosas descobertas estão localizadas.
Tipos de Hérnia de Disco
Degeneração: lesão do núcleo pulposo
Protrusa ou prolapso: quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro.
Extrusa: quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco.
Seqüestrada: quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são: Parestesias (formigamento) com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para membros inferiores ou superiores, podendo também afetar somente as extremidade (pés ou mãos). Esses sintomas podem variar dependendo do local da acometido.
Quando a hérnia está localizada no nível da cervical, pode haver dor no pescoço, ombros, na escápula, braços ou no tórax, associada a uma diminuição da sensibilidade ou de fraqueza no braço ou nos dedos.
Na região torácica elas são mais raras devido a pouca mobilidade dessa região da coluna mais quando ocorrem os sintomas tendem a ser inespecíficos, incomodando durante muito tempo. Pode haver dor na parte superior ou inferior das costas, dor abdominal ou dor nas pernas, associada à fraqueza e diminuição da sensibilidade em uma ou ambas as pernas.
A maioria das pessoas com uma hérnia de disco lombar relatam uma dor forte atrás da perna e segue irradiando por todo o trajeto do nervo ciático. Além disso, pode ocorrer diminuição da sensibilidade, formigamento ou fraqueza muscular nas nádegas ou na perna do mesmo lado da dor.
Causas da Hérnia de Disco
Fatores genéticos têm um papel muito mais forte na degeneração do disco do que se suspeitava anteriormente. Um estudo de 115 pares de gêmeos idênticos mostrou a herança genética como responsável por 50 a 60% das alterações do disco.(backLetter 1995).
Sofrer exposição à vibração por longo prazo combinada com levantamento de peso, ter como profissão dirigir ou realizar freqüentes levantamentos são os maiores fatores de risco para lesão da coluna lombar.
Entre fatores ocupacionais associados a um risco aumentado de dor lombar estão:
- Trabalho físico pesado
- Postura de trabalho estática
- Inclinar e girar o tronco freqüentemente
- Levantar, empurrar e puxar
- Trabalho repetitivo
- Vibrações
- Psicológicos e psicossociais (Adersson GBJ,1992)
Tratamento:
Geralmente a degeneração e prolapso discal melhoram com analgésicos, anti inflamatórios e fisioterapia. As hérnias extrusas e seqüestradas geralmente exigem tratamento cirúrgico para alivio total e definitivo dos sintomas
Gostei muito das informações que li aqui. Em 2012 tive uma crise de dor muito forte na lombar, me paralizou completamente as pernas, fiquei j ns 40 minutos sem andar. O médico que me atendeu disse que era ciático, mas tenho minhas duvidas. Gostaria de investigar melhor.
ResponderOlá Elda:
ResponderSim, a investigação é muito importante. Estou a disposição para ajudar.
Cordialmente:
Jorge
Olá, descobri a pouco tempo que tenho hernia de disco , a dor me acompanha a 2 anos e nunca havia feito uma ressonância, ate que ali veio o resultado. A dor é intermitente mesmo tomando remédios fortes para dor, a mesma irradia pela perna chegando ao pe..e perco a força na perna…
ResponderO medico ,e receitou anti-inflamatório , remédios para dor , 3 injeções intercaladas de 10 em 10 dias e 30 seções de fisioterapia. Não iniciei ainda as fisio, estou esperando a chamada do INSS…porem o que me preocupa é que o medico disse que se não passarem estes episódios terei de fazer cirurgia.
Noto que a dor só alivia quando fico deitada, sem caminhar, parada estática.
Olá Rosane:
ResponderA grande maioria das hernias são curadas com tratamento conservador. Caso isso não aconteça a cirurgia é bem tranquila.
Att:
Jorge
Bom dia dr. Jorge, tenho duas hérnias, na região lombar, L4 /L5, L5/S1, eu tenho uma vida normal, porém está difícil conciliar algum exercício em minha rotina, para fortalecer minha musculatura lombar, você faz cirurgia de hérnia? Qual indicaria?
ResponderOlá Fabian:
ResponderSou cirurgiao ortopedico e trabalho com coluna vertebral. Para indicar a cirurgia preciso ver teus exames e te examinar.
Att:
Jorge
Boa noite Dr. Fiz uma cirurgia de hérnia de disco na L5 L4 com s1 e substituição de disco coloquei 4 parafusos e 2 astes ja faz 65 dias e cinto mais dores agora no ciático do q antes e dor nas costas q antes nao sintia e trava a coluna nao sei mais o q fazer pode me dar alguma explicação.obrigado
ResponderOlá Itamar:
ResponderAs vezes os primeiros dias podem ser um pouco dolorido. O ideal seria conversar com seu médico e esclarecer Estou á disposição para ajudar no fone 3330 2020.
Cordialmente:
Jorge
Boa noite!
ResponderDr. tenho ESPONDILITE.. todavia, ainda mantenho a coluna ereta. Estava relativamente bem até novembro de 2018. Agora enfrento dores no cocix e quadril, que me impedem até mesmo de andar normal. Biofenac e remedios similares acabam com o tempo piorando a dor. Quando faço alongamento e for diminui no cocix. Tenho 1.78mts. peso 88 Kls. Não sou obeso. Tenho 57 anos. É possível fazer uma cirurgia??
Cordialmente
Aguardo resposta.
Carlos
OLá Carlos:
ResponderFeliz 2019!
A espondilite é uma patologia que ataca entre outros orgãos a coluna vertebral. Existe várias formas de ajudar. Para maiores informações somente após um exame fisico com teus exames junto. Mas, respondendo tua pergunta, sim, existe procedimentos cirurgicos para alivio dos sintomas.
Cordialmente:
Jorge