envelhecer 1

Nossa altura diminui até 2 mm ao longo do dia, devido à gravidade. Durante o sono, hormônios como o GH, do crescimento, recuperam essa perda. Mas, com o tempo, essa regeneração enfraquece. E a mulher encolhe mais porque tem menos testosterona, hormônio ligado à manutenção da massa muscular.

 

Os discos
São estruturas flexíveis de cartilagem fibrosa, que compõem 25% da coluna vertebral. Eles servem para, entre outras coisas, absorver impactos e diminuir o atrito entre as vértebras. Ao longo da vida, perdem líquido e se achatam.

Os ossos
Outro causador da diminuição da coluna vertebral é o desgaste das próprias vértebras. Com o tempo, a parte superior desses ossos sofre alteração na densidade. Ou seja, eles ficam mais moles. E a pessoa, mais baixa.

Músculos
Perdemos massa muscular com o avançar da idade, o que dificulta uma postura correta (especialmente no abdômen, que ajuda a deixar as costas retas). Isso ocorre porque há um declínio natural nos níveis de hormônios anabólicos, que produzem nutrientes para armazenar energia e gerar tecidos. Esse desequilíbrio faz com que outro tipo de hormônio, os catabólicos, passem a enfraquecer nossos tecidos. E, assim, ficamos corcundas.

  • Conforme os anos vão passando, o metabolismo fica mais lento e é comum que se perca massa muscular magra e se ganhe gordura. Essa condição é conhecida como sarcopenia, e ela pode fazer com que uma pessoa idosa acabe perdendo alguns centímetros de altura devido à diminuição de massa muscular.

É importante ficar alerta e visitar um médico se o idoso perder altura e peso de maneira rápida demais, pois quando uma pessoa diminui muito de tamanho no período de um ano aumentam as chances de fratura na coluna e no quadril.

Alguns hábitos saudáveis podem ajudá-lo a envelhecer com saúde e até mesmo evitar que você diminua muito de altura. Alongamentos, caminhadas, prática de atividades físicas, evitar consumir álcool e cafeína em grandes quantidades, além de não fumar e manter uma dieta equilibrada são segredos simples que podem garantir melhor qualidade de vida sempre. É preciso não se esquecer de ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D, para que seus ossos fiquem sempre fortes.

envelhecer 1 envelhecer 2

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *.