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 salto alto é sinônimo de elegância, beleza e vaidade. Porém, ele também pode trazer sérias consequências para a coluna.

Enquanto algumas mulheres usam o salto apenas para sair aos finais de semana e em festas, outras escolhem sandálias e sapatos altos para o dia a dia. Por isso, todo cuidado é pouco! Entenda como o salto alto prejudica a coluna:

O salto altera a maneira de andar, o que causa diversos problemas à coluna. Os ombros acabam indo para trás, e a cabeça para frente, o que altera a angulação e prejudica o pescoço e a lombar. “Usar o salto alto três vezes por semana por 7 horas por dia pode causar problemas na coluna no futuro”.

O tamanho do salto também influência. Os que têm mais de 15 centímetros são considerados altos, e os de 5 a 10 cm são medianos. “Os saltos acima de 3 cm, quando usados com muita frequência, podem causar dores na coluna. As mulheres que trabalham de sapato alto todos os dias devem manter hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos e fazer alongamentos diários.”

O uso de salto muito alto pode prejudicar os tornozelos, joelhos e a coluna provocando deformidades nos pés e alterações de postura que podem ser graves e necessitar de tratamento específico.

Isso ocorre porque o peso do corpo não é devidamente distribuído no pé e como há uma alteração no centro de gravidade do corpo, há tendência para jogar os ombros para trás e a cabeça para frente, e de aumentar a lordose lombar, alterando o posicionamento da coluna.

 

No entanto, é possível usar sapato de salto alto de forma moderada, sem prejudicar a coluna. Por isso para usar salto alto sem prejudicar a coluna é aconselhado:

1. Usar um salto de até 5 cm de altura porque assim o peso do corpo é melhor distribuído por todo o pé;

2. Usar um sapato confortável, que envolva completamente o pé, sem apertar ou pressionar nenhuma parte do pé;

3. Usar um salto mais grosso porque assim o peso do corpo que cai sobre o calcanhar é melhor distribuído e há um menor risco de entorses;

4. Usar o salto alto pelo menos 30 minutos antes de sair de casa, porque assim os pés adaptam melhor;

5. Usar salto alto com sola emborrachada para evitar impacto: se não vier assim de fábrica, uma boa opção é colocar uma sola emborrachada num sapateiro;

6. Colocar palmilhas por dentro do sapato para deixar mais confortável;

7. Quando estiver sentada, tirar o sapato ou apoiar o peito do pé numa pilha de livros ou jornais;

8. Usar sapato com salto Anabela ou com uma plataforma na frente para compensar o altura do salto;

9. Usar o salto alto no máximo 3 vezes por semana para dar tempo dos pés descansarem;

10. Evitar os sapatos com bico muito fino, dando preferência àqueles que apoiam completamente o peito do pé sem pressionar os dedos.

Se usar o sapato alto respeitando estas orientações não deverá ter dor nos pés, nem alterações na coluna, que geralmente surgem após o uso excessivo do salto alto.

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