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Em todas as atividades diárias estamos movimentando nossa coluna, até mesmo enquanto dormimos.

pilates 3Você já parou para pensar no tanto que usamos nossa coluna? Durante o dia fazemos entre 1000 e 3000 movimentos de flexão da coluna.

Agora imaginem quantas vezes fazemos o movimento de extensão e o de rotação.

 

Hérnia de disco e o pilates

Cada vez mais os médicos ortopedistas estão indicando o Método Pilates aplicado à Hérnia de Disco para o alívio das dores.

A melhora dos sintomas inicia-se a partir do princípio de estabilização da coluna por meio da respiração associada à contração do powerhouse (músculos profundos do abdômen e de toda a região do quadril, responsáveis pelo suporte da coluna lombar).

Acontece assim um realinhamento da postura, redistribuição adequada da carga no corpo, e desta forma o reequilíbrio muscular.

pilates 2Durante o tratamento com o método Pilates aplicado à hérnia de disco, ocorre melhora na mobilidade da coluna, fazendo com que as articulações movimentem-se e desta forma mantenham-se saudáveis.

O Pilates enfatiza muito o controle da mente sobre o corpo, bem como a suavidade, precisão e harmonia com que os movimentos devem ser realizados. Ele é baseado em seis princípios: respiração, centro de força (power house), concentração, controle, precisão e fluidez.

 

Tratamento Hérnia de Disco com Pilates

• Respiração


A respiração deve ser sempre coordenada com o movimento e, se adequada, favorece a organização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dos ombros e do pescoço.

 

• Centro de Força (Power House)


É um conjunto de músculos responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético.

  • Concentração

É a mente que guia o corpo. Deve-se dar atenção e importância a todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível. É a transformação de um pensamento em movimento.

  •  Controle

É o melhor recrutamento da musculatura desejada. Visa um padrão suave e harmônico de movimento. O aprendizado motor dos movimentos também faz parte dos objetivos e benefícios do Pilates e está diretamente relacionado com o princípio da concentração.

  •  Precisão

Diz respeito ao refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos num movimento, sem gasto desnecessário de energia a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas ou deficientes.

  • Fluidez


A fluidez e leveza dos movimentos permitem a utilização apenas da energia necessária para o movimento, sem desperdício. Os movimentos não têm início, meio ou fim. Desta forma, o organismo aproveita a fase concêntrica e excêntrica dos exercícios, resultando num treino equilibrado e funcional e protegendo os tecidos de possíveis desgastes prematuros.

Caso ainda tenha alguma dúvida, você pode marcar uma consulta com o Dr.Jorge. Temos diversos convênios e horários disponíveis. Ligue  para 51- 3330-2020 (Porto Alegre), 51-3710-1148 (Lajeado e região) ou marque pelo Whats App  51- 9714-7417