Hernia-de-Disco-e-Musculacao

Hoje iremos falar sobre os exercícios físicos em indivíduos portadores de hénia discal. As vértebras da coluna são unidas por articulações conhecidas como discos intervertebrais, que são formados por material fibroso e gelatinoso, e que desempenha a função de amortecimento e dissipação do impacto gerado pelo corpo. A hérnia de disco ocorre então, quando parte deste disco  se desloca para trás ou então para um dos lados da coluna, o que acaba comprimindo a saco dural  ou nervo e causando dores bastante incômodas. As razões para que isso ocorra nem sempre está ligada ao esforço fisico, mas sim a uma condição inicial já existente.   ´
Alguns exercícios não devem ser realizados por indivíduos que são portadores de hérnia de disco.
Esforços desnecessários ou excessiva compressão , como nos exercícios de agachamento não são indicados, pois comprimem a região da coluna e obrigam esta a estabilizar um movimento amplo, que pode vir a  piorar o quadro e causar dor, assim como movimentos feitos em posições de compressão, como o leg-press, para quem tem hérnia nas vértebras lombares ou dorsais.
O indivíduo com protusão discal deve, principalmente, fazer exercícios de fortalecimento muscular paravertebral e abdominal. Deve evitar realizar atividades físicas que gerem impacto, e preferir atividades de baixo impacto como bicicleta, elípticos e principalmente atividades aquáticas como hidroginástica.
Os indivíduos portadores de hérnia de disco geralmente apresentam fraqueza muscular, é comprovado que esses músculos profundos (de pessoas que sofrem com hérnia de disco) estão atrofiados. Então não tem milagre nem cirurgia que cure essa atrofia muscular. O que resolve essa fraqueza muscular que provoca a dor é o exercício. Ele prepara para que o risco de novas crises seja reduzido, que essas crises venham como uma magnitude menor e que o paciente passe menos dias impedido de realizar suas atividades de vida diária.
Pacientes que estão em crise aguda de Hérnia Discal devem primeiro realizar um tratamento indicado pelo especialista, como fisioterapia, medicação, repouso e readaptação postural ou eventualmente cirurgia Assim que os objetivos estejam alcançados será indicado um trabalho com Educador Físico (preferencialmente Personal), para que se tenha um acompanhamento minucioso do caso.
O ideal é consultar o especialista antes de iniciar atividades físicas para saber os cuidados necessários. Durante os exercícios, é importante ser acompanhado de perto por um educador físico, manter a postura correta, e respeitar os limites do corpo, que varia para cada praticante.

hernia discal 1 hernia disco