articulação sacroiliaca

As articulações sacroilíacas são formadas pela ligação do sacro e dos ossos ilíacos direitos e esquerdos. O sacro é o osso de forma triangular situado na porção inferior da coluna, abaixo da coluna lombar. A dor é causada pela disfunção das articulações sacroilíacas, também chamadas de SI.

A grande maioria dos pacientes referem dores na região glútea mas grande parte dos pacientes referem dores na região lombar baixa. Alguns pacientes podem experimentar dores na virilha e membros inferiores.

Entenda sobre a articulação sacroilíaca

Muitas pessoas acreditam que a hérnia de disco é a única causa de dor lombar, mas isto não é verdade. As articulações sacroilíacas suportam o peso do tronco e estão, portanto, sujeitas ao desenvolvimento da dor. A medida que a articulação envelhece, o espaço intra-articular fica menor.

articulacao sacroiliacaOs ligamentos e a própria articulação sacroilíaca recebem inervação provenientes de L4 e L5 a maior contribuição para a inervação da articulação. Essa inervação diferenciada pode ajudar a explicar a natureza mal definida da dor sacroilíaca. A articulação sacroilíaca possui movimentação muito limitada, e essa movimentação é induzida por alterações das forças colocadas sobre a articulação por alterações na postura e peso colocado sobre a articulação. Freqüentemente a dor da articulação sacroilíaca é confundida com dor de hérnia de disco ou dor da articulação coxo femoral.

As superfícies da articulação permanecem planas até os vinte anos de idade, mas com o tempo há um aumento no número e no tamanho das elevações e depressões das superfícies articulares, o que acentua o atrito e a estabilidade da articulação. As estruturas ligamentosas, que são as mais fortes do corpo, se localizam anteriormente e posteriormente, contribuindo para a estabilidade da articulação.

A disfunção na articulação sacroilíaca pode ser por trauma, gravidez, e movimentos repetitivos, caracterizando ainda que a gravidez e a menstruação, produz maior mobilidade a esta articulação devido a fatores hormonais.

Sintomas da dor na articulação sacroilíaca

Há alguns sintomas que são mais frequentemente encontrados da dor originária da articulação sacroiliáca:

– Dor abaixo do dermátomo da raiz de L5

– Dor que piora da posição sentada para a posição em pé

– Dor que piora com a flexão do tronco

– Dor que piora subindo escadas

– Dor e sensibilidade à palpação na região da articulação sacro-ilíaca

Geralmente a região mais dolorosa é nas laterais da coluna e não na região central como na dor lombar simples. A sacroileíte pode irradiar para região dos glúteos e da coxa.

articulacao sacroilaca

Tratamentos

Conservador

Em casos leves a moderados o tratamento conservador geralmente funciona bem: analgésicos, anti inflamatórios, fisioterapia.

Cirúrgico:

Em casos mais graves ou onde o tratamento conservador não funcionou a cirurgia está indicada. A cirurgia realizada é minimamente invasiva, ficando cicatrizes mínimas. Pode -se iniciar com a denervação percutânea da articulação sacroiliaca feita de forma ambulatorial e nos casos rebeldes a fusão ou artrodese desta articulação.

 

Caso ainda tenha alguma dúvida, você pode marcar uma consulta com o Dr.Jorge. Temos diversos convênios e horários disponíveis. Ligue  para 51- 3330-2020 (Porto Alegre), 51-3710-1148 (Lajeado e região) ou marque pelo Whats App  51- 9714-7417