coluna

Corcunda na Coluna Cervica: Causas e Tratamento

A corcunda na região posterior entre a coluna cervical e torácica, está relacionada a:

  1. Má postura
  2. Depósito anormal de gorduras localizada, também chamada de lipodistrofia (doença onde parte do corpo fica com muita gordura localizada e outras extremamente magras), criando uma gibosidade localizada nesta região e dando assim um aspecto de corcova (corcunda).

Causas:

A corcunda no pescoço pode ser causada por uma condição médica ou por medicamento. As causas mais comuns são:

  • Osteoporose (uma condição que conduz a ossos finos)
  • Uso de esteróides a longo prazo
  • Certas doenças genéticas que causam o acúmulo de gordura incomum.

A coluna cervical é composta de 7 vértebras, das quais a C7 proeminiente, articula-se com a primeira vértebra torácica e por isso possui todas as características das cervicais e uma característica das torácicas: o Processo Espinhoso é proeminente, comprido e inclinado para baixo. Por este motivo algumas pessoas pensam estar com algum problema ou patologia, principalmente as mais magras.

 

cervical-7

Estima-se que 50% da população brasileira sofra com a postura da cabeça anteriorizada, disfunção que consiste em projetar o pescoço para a frente, de forma desalinhada com o restante da coluna. O problema pode causar tensão nos músculos da região e induzir a uma alteração fisiológica da curva cervical, provocando dores no pescoço e de cabeça.

Pesquisas revelam que para cada dedo (polegada) que a cabeça se anterioriza em relação aos ombros, o peso é aumentado em 5 quilos. Portanto uma cabeça de aproximadamente 5 quilos, mantida três polegadas (+ ou menos 10 cm) à frente, força os extensores cervicais (semi-espinhais, esplênios, longuíssimo, trapézio superior, etc.) a suportarem 20 quilos contra a implacável força da gravidade.

A cabeça anteriorizada  resulta da má postura , estresse ao dirigir e  postura de digitação. A dor surge de tensões musculares. A tensão extra imposta ao pescoço pelo padrão alterado da postura retifica a curva normal da coluna cervical, resultando em tensões anormais dos músculos, ligamentos e fascias.

 

coluna

 

tratamento-coluna

 

O tratamento é, na maioria das vezes com RPG: Reeducação postural globar: método fisioterápico que ajuda a corrigir a postura, a cinta para coluna geralmente não adianta para esses casos. O ideal é consultar com um especialista em coluna isto é um médico da coluna vertebral para fazer o diagnóstico.