cisto-pilonidal1

O cisto pilonidal ou doença pilonidal é um processo crônico inflamatório que acomete a região interglutea entre as nádegas, sendo estimado cerca de 26 casos por 100 mil habitantes.  Homens com maior quantidade de pelos costumam apresentar esses cistos com mais frequência.

Embora o final da coluna seja o local mais comum do surgimento deste cisto, ele também pode surgir em outras regiões do corpo como ao redor do umbigo, axilas ou couro cabeludo. Acredita-se que as pessoas que trabalham sentadas por longos períodos de tempo tem mais risco de desenvolver um cisto pilonidal.

 

Sintomas de Cisto pilonidal

Alguns casos são assintomáticos, mas apresentam um pequeno orifício na pele na região sacro coccigea, mais especificamente uns 5 cm acima do ânus.

Já os pacientes que manifestam sintomas apresentam dor nessa mesma região e podem apresentar outros sinais:

  • Inchaço
  • Vermelhidão na área afetada
  • Saída de pus pelo orifício
  • Presença de pelos no orifício.

cisto pilonidal 2

Em alguns casos, devido à intensidade do processo inflamatório e da infecção, novos orifícios podem surgir na região sacra, facilitando a saída espontânea do pus.

Muitos pacientes com dor na região sacra ou coccix na verdade tem cisto pilonidal.

 

Tratamento para cisto pilonidal

Uma forma de tratamento para o cisto pilonidal é a drenagem do conteúdo purulento, que é feita com anestesia local. Para alguns pacientes, este tratamento é definitivo, mas quando ocorre reaparecimento do cisto pilonidal, deve-se realizar um tratamento cirúrgico,feito por um médico proctologista.

A cirurgia para retirada do cito pilonidal consiste na sua abertura, raspagem da parede interna, retirada dos pelos e cauterização da ferida, que fica aberta para cicatrizar melhor.

Durante o tempo de cicatrização, deve ser realizado um curativo diário para mais rápido processo de cicatrização da ferida. Raramente há cura espontânea sem o tratamento adequado.

Caso ainda tenha alguma dúvida, você pode marcar uma consulta com o Dr.Jorge. Temos diversos convênios e horários disponíveis. Ligue  para 51- 3330-2020 (Porto Alegre), 51-3710-1148 (Lajeado e região) ou marque pelo Whats App  51- 9714-7417