cervicalgia e smarphone 1

Smartphones e tablets têm sido responsáveis pelo surgimento de problemas de saúde, como a síndrome chamada “text neck” (pescoço de mensagem de texto, em tradução livre) ou “iNeck”, que pode levar à deformação da coluna cervical e causar dores de cabeça crônicas.

Trata-se de um tipo de LER (lesão por esforço repetitivo), decorrente do uso excessivo de celulares, smartphones e e-readers com postura inadequada: a cabeça pendurada para a frente e a coluna curvada. Os primeiros sintomas desta síndrome são as dores nos ombros e pescoço, que podem evoluir para uma cervicalgia, que vem sendo chamada de “iPosture”, cada vez mais comum, principalmente entre os jovens.

Uma pesquisa realizada pela empresa britânica Simplyhealth em 2012 mostrou que 84% das pessoas entre os 18 e os 24 anos se queixavam de dores constantes no pescoço e nas costas, resultado do tempo em que passaram sentadas, com as costas curvadas, usando smartphone, tablet ou computador. Com esta postura, o peso da cabeça aumenta drasticamente (a cabeça humana pesa cerca de 5 kg, e uma curvatura de apenas 2,5 cm para a frente faz este peso aumentar em 100%).

A sobrecarga pode levar à inflamação dos músculos do pescoço, ligamentos e nervos, causando uma lesão artrítica permanente ou resultando no aumento da curvatura da coluna vertebral. A doença também está associada a dores nos ombros e garganta, pode causar artrite e até mesmo diminuir a capacidade pulmonar. Além disso, estudos realizados pelo grupo Swedish Hardell relacionam o uso de celulares ao aparecimento de tipos específicos de tumores cerebrais.

Além da “text neck”, “iNeck” ou “iPosture”, o uso excessivo de celulares e smartphones tem sido apontado como a motivação para o surgimento de outras novas doenças, como a tendinite do polegar, a nomophobia (o medo de ficar sem o celular, que pode causar ansiedade, tremores e até náuseas) e a síndrome de vibração fantasma (também chamada de “ring-xiety”). Os problemas relatados afetam não somente as estruturas esquelético-musculares, mas podem motivar o aparecimento de transtornos psíquicos e de comportamento.

Todos estes sintomas e problemas de saúde física e mental relacionados ao uso das novas tecnologias podem ser prevenidos ao agir com moderação e ao se adotar uma postura correta, o que fica mais fácil de fazer quando se pratica exercícios físicos regularmente.

cervical e smarphone 2 cervicalgia e smarphone 3

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *.