osteofitose 4

 

Popularmente conhecida como bico-de-papagaio, o osteófito é caracterizada por lesões nas articulações vertebrais, que atinge a coluna vertebral. Isso acontece por conta das posturas erradas ao longo da vida, obesidade, falta de atividade física, além de o problema ser hereditário.
Em consequência a osteofitose (isto é vários osteófitos)  ou bico-de-papagaio, o paciente pode desenvolver problemas reumáticos, como a osteartrose lombar, por exemplo. É um tipo de artrose (desgaste de articulações). A calcificação causa dores, pois comprime nervos e músculos.
Isso acontece porque o organismo tenta estabilizar o desgaste apresentado na estrutura. E esse processo provoca dor devido à própria rigidez na região afetada, pois as vértebras vão pressionando os nervos e os músculos.
Todos esses fatores podem levar ao desgaste articular e provocar a calcificação dos ligamentos ao redor das vértebras. Vale destacar que a doença costuma ter maior incidência na região lombar, embora possa atingir outras áreas da coluna.

Causas
Como se trata de um desgaste natural das articulações, a doença costuma atingir pessoas acima de 60 anos, mas pode afetar os mais jovens.
A chance de desenvolver o problema aumenta devido a fatores hereditários, traumas na coluna, má postura, sobrepeso, sedentarismo e doenças reumáticas.

Diagnóstico
O bico-de-papagaio pode ser verificado por meio de exames de raio-X, tomografia ou ressonância magnética.

Tratamento
Para tratar os sintomas, são utilizados analgésicos e anti inflamatórios. Hoje, há diversas medicações contra artrose que previnem o depósito de cálcio nas articulações. Também é recomendada fisioterapia para reforçar a musculatura e combater a dor. Mas, faça o tratamento sempre com acompanhamento de um médico especialista.

Como prevenir
É importante evitar o sobrepeso e praticar exercícios físicos regulares. Opte por atividades de baixo impacto, como hidroginástica, bicicleta e musculação, que não forçam as articulações. E procure corrigir a postura por meio de RPG (reeducação postural global). No trabalho, procure usar apoio para os braços se utilizar teclado de computador. SEMPRE A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO!!

osteofitose 3 bico-de-papagaio 1